PPP - EM CONSTRUÇÃO - ASSESSORA RENATA SILVA BERGO














EQUIPE PARTICIPANTE
DIRETORA
Adriana Teixeira Diniz
VICE-DIRETORA
Maria da Conceição Lucas Ribeiro
PEDAGOGAS
Edna Lúcia ferreira Campos
Ghisene Santos Alecrim Gonçalves
Rita Aparecida da Silva
Silma Tomás da Silva
Valéria dos Santos Antunes
DOCENTES
Aline Maia Silva
Ana Maria da Silva
Maria Eliana Pereira Silva
Francileide da Rocha Nonato
Ione Miranda Borges
Karine Louize Teles
Laís de Maira Xavier
Leticia Silva Alexandre
Lucimar de S. P. Bortoldo
Roberta Iael da Costa
Romilda Aparecida de S. Oliveira
Roni Assis
Suely Pereira da Silva Santos
Tânia Mara Gonçalves Guimarães

 


Sumário


 

I – INTRODUÇÃO



II – CONCEPÇÕES


       Para trabalhar com as concepções dos professores da escola, foram eleitos 7 temas que deram origem aos 7 parágrafos seguintes. Foi entregue aos professores uma folha divida com esses temas e as perguntas “o que temos?” e “o que queremos?”, retornaram 17 folhas como coleta do grupo. Assim, as respostas dos profissionais que preencheram as atividades foram lidas e agrupadas quanto as convergências, e a partir delas elaboram-se as concepções abaixo.
       Quanto à educação, os profissionais da escola acreditam que essa é uma política pública, organizada pelos governos, mas à qual vem sendo despendida muito pouca atenção. Então o que se tem é uma educação de baixa qualidade, sem recursos e condições de trabalho que possibilitem alcançar uma prática na qual os projetos aconteçam, diminua a falta de professores, qualifique melhor as pessoas para atuar na escola. Para os professores existe também uma “proteção” demasiada aos alunos e alunas o que impossibilita a exigência de resultados que garantiriam a “aprendizagem” de conteúdos importantes no currículo.
       Essa desqualificação das políticas públicas educacionais afeta diretamente no andamento da escola, e em especifico na E. M. Francisco Sales da Silva Diniz. A realidade da escola é permeada por contradições, violência, desarmonia no trabalho entre os grupos de professores e ainda mal aparelhada materialmente para atendimento aos alunos com necessidade especiais e nos laboratórios para práticas de ensino. A ausência e atrasos de professores é um fator que atrapalha o andamento e aparece frequentemente nos relatos. Por esses motivos, o caminhar da escola procura ser no sentido da mudança. Buscando a melhor aparelhagem para qualificar as condições de ensino aprendizagem para lidar com as demandas diárias do fazer e refazer pedagógico, contando com as experiências já vividas e com inovações que permitirão dialogar com mais proximidade dos alunos. A escola caminha também para o fortalecimento da equipe de trabalho para garantir esse atendimento de qualidade aos alunos.
       Contudo, sabendo que a educação de qualidade não é só responsabilidade da escola, é necessário caminhar para construir uma parceria junto às famílias dos alunos e alunas para a garantia desse processo. Percebe-se assim que, embora existam tentativas de diálogo com as famílias, a grande parte dessas trabalha em tempo integral, diminuindo o acesso e o contato com a escola. Um apontamento necessário é descobrir novos caminhos para construir vínculos com esse grupo parceiro tão importante para qualificar a educação e a escola do bairro.
       É nesse caminho de qualificar a educação construída no fazer e refazer constante da E. M. Francisco Sales da Silva Diniz que buscamos um grupo de professores que sejam mais motivados, qualificados no seu saber pedagógico, que aprimorem as aulas e as interações com os educandos e suas famílias.  É importante então tentar articular formas de romper com a desmotivação tanto salarial quanto com as más condições de trabalho e a falta de perspectiva para a profissão.
Todos esses esforços devem auxiliar na construção de uma infância e adolescência dos alunos e alunas da escola que sejam amparadas pela família e funcionários da escola, respeitadas pela sociedade de forma ampliada, com oportunidades de vivências culturalmente construídas para esses grupos e que gerem perspectivas de futuro para os alunos e alunas. Esse também é um grande desafio para a sociedade e especialmente para o bairro atendido, pois, percebemos a desestrutura familiar e de acesso à bens culturais que influenciam as práticas de violência, prostituição, a falta de limites nas ações com os outros, drogas, álcool que fazem parte das vivências diárias de muitos dos alunos da escola. Paralelo a essas vivências existem também as brincadeiras de infância que ainda persistem como cultura infantil, entretanto a adolescência e infância vividos por muitos alunos e alunas do bairro não garante acesso à todas as linguagens possíveis de ser adolescente ou ser criança. Como veremos na caracterização da comunidade, muitas estão envolvidas em empregos infantis para garantir o sustento da casa, e muitas vezes só entram em contato com a TV como prática de lazer.
       Frente a tal quadro o que nos move devem ser os desafios. A descoberta das superações desses obstáculos não é algo imediato ou concreto no processo educacional. Poderemos nunca saber que uma ação de um professor surtiu efeito, mas os objetivos são claros a serem alcançados e as intencionalidades nas práticas educacionais devem ser claras para conduzir as ações diárias e assim garantirmos avanços no processo de educação dos alunos e alunas da E. M. Francisco Sales da Silva Diniz.

III – HISTÓRIA DA ESCOLA


A E. M. Francisco Sales da Silva Diniz localiza-se na Rua Stela Diniz Macedo, 301, Bairro Darcy Ribeiro, em Contagem – MG, próximo à Rodovia. Fica a 20 minutos do centro de Contgem. Várias linhas de ônibus acessam o local, partindo da estação do metro ou do centro de BH, como o ônibus 1162, 1167, 1168, 1169 e 302 (Via Darcy Ribeiro).
       A escola foi criada pela Lei Municipal nº3185 de 11/05/1999, e iniciou suas atividades em 03 de agosto de 1998 num galpão de madeira, situado à rua VC3, s/nº, com aproximadamente 190 alunos matriculados, distribuídos em 07 turmas, vinculadas à E. M. Vereador José Ferreira Aguiar.
       Reiniciou suas atividades em março de 1999, funcionando a partir deste momento como turmas vinculadas à escola Municipal Antônio Olinto Pires – Portaria nº 561/99 da Secretária de Educação do Estado de MG - atendendo 3245 alunos em 9 turmas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.
       O nome da escola foi uma homenagem ao carpinteiro que trabalhou na Prefeitura de Contagem, pai do vereador Teteco.
       O CRESCER, ONG localizada próxima à escola, vem atendendo os alunos da escola proporcionando um espaço de lazer, com atividades culturais e artísticas. Este projeto tem o objetivo de resgatar a dignidade e cidadania da comunidade. A escola vem promovendo ações integradas à ONG, e assim, estreita laços tanto com a ONG como com a comunidade.

IV – CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA E DA COMUNIDADE DO ENTORNO DA ESCOLA


       No ano de 2011 houve a coleta de dados para caracterização da comunidade atendida. Entregamos.... questionários para os alunos responderem.  Recebemos o retorno de  .... questionários que foram avaliados abaixo.
       Abaixo segue os gráficos que representam as respostas dos questionários em anexo.
Quanto aos alunos e alunas e as famílias levantamos os seguintes dados:
Dos alunos e alunas que moram com a mãe, a profissão da mãe corresponde:
TAB 1

Dona de casa
206

Trabalha meio período
67

Trabalha em tempo integral
110

Não responderam
42




Dos alunos que tem irmão mais velho:
TAB 2

06 anos
1

09 anos
15

08 anos
7

10 anos
9

11 anos
21

12 anos
10

13 anos
20

14 anos
22

15anos
17

16 anos
26

17 anos
27

18 anos
21

19 anos
15

20 anos
10

21 anos
7

22 anos
11

23 anos
6
TAB 3

24 anos
11

25 anos
4

26 anos
3

27 anos
2

28 anos
4

29 anos
6

30 anos
2

32 anos
1




Dos alunos que tem irmão mais novo:
TAB 3

03 meses
2

05 meses
1

08 meses
1

09 meses
1

01 ano
16

02 anos
28

03 anos
16

04 anos
16

05 anos
23

06 anos
18

07 anos
21

08 anos
25

09 anos
20

010 anos
21

011 anos
14

012 anos
12

013 anos
6

014 anos
2

016 anos
1




Números de irmãos que estudam na escola:


Não
120

Sim
296

Em que sala estuda?
TAB 5

sala 02
21

sala 03
23

sala 04
15

sala 05
23

sala 06
28

sala 07
20

sala 08
28

sala 09
21

sala 10
11

sala 11
28

sala 12
32

sala 13
27

sala 14
25

sala 15
17

sala 16
20


 

E em que turno estuda?
TAB 6

1º turno
117

2º turno
135

3º turno
58




Você e sua família seguem alguma religião?
TAB 7

Não
40

 Sim
401




Qual religião você segue?
TAB 8

Evangélica
293

Católico
109

Candomblé
0

Espírita
0

Umbandista
0

Outra
6




Você trabalha, ou já trabalhou?
TAB 9

Sim
73

Não
317

Não responderam
52

Nulo
1







Das pessoas que moram na mesma casa que você, quais exercem trabalho remunerado?
TAB10

Ninguém trabalha
34

Não responderam
58

Você mora em residência?
TAB 11 




Própria
374

Alugada
23

Não responderam
32

Cedida
5

Arrendada
1

Invadida
3

Favor
5




Você ou alguém de sua família recebe beneficio?
TAB 12 

Bolsa escola
38

Bolsa família
213

Bolsa alimentação
8

Outro tipo de auxilio
12

Ninguém recebe beneficio
153

Não responderam
36

Nulo
1




Cômodos existentes
TAB 13 

Sala
373

Cozinha
332

Quarto
401

Banheiro
302

Área de serviço
255

Garagem
165

Outros
37




Eletrodomésticos existentes em sua casa?
TAB 14 


Televisão
407

Som
32

Telefone
247

Vídeo - cassete
92

D.V.D
343

Fogão
434

Geladeira
427

Lavadora de roupas
333

Microondas
159

Microcomputador
170

Liquidificador
354

Outros
74




Participa de algum outro projeto ou atividade social?
TAB 15 

Se sim:


Crescer
70

Mais educação
30

Escola de futebol
10

Pro - jovem
9

Casa do futuro
14

Escola aberta
8

Escola bíblica
4

Projeto harmonia
6

Ed. Pelo tambor
3

Não responderam
21

Ninguém trabalha
34

Não responderam
58




Se não:
TAB 16 

Falta de oportunidade
24

Por causa da idade
6

Trabalha
36

Já participou
3

Faltam vagas
17

Falta de interesse
17

Desconhece projetos
26

Não precisa
2







Irmão e irmãs já participaram de projetos?
TAB 17 

Se sim:


Crescer
102

Mais educação
37

Escola de futebol
7

Pro - jovem
11

Casa do futuro
8

Escola aberta
9

Escola bíblica
1

Projeto harmonia
2

Ed. Pelo tambor
9

Não responderam
44

JUVENTUDE
1

PRO ERD
1




Não participaram de projetos.
222

Durante a semana???? Não tem isso no questionário


Brincam

69

TV
40

Tarefas de casa
33

Não fazem nada
31

Não responderam
33

Estudam
23

Vídeo game
18

Igreja
17

Projeto crescer
14

Cursos
14

Brinca na rua
8

Leitura
5




Durante o final de semana (não tem isso no questionário)

Passeio
259
Futebol
27
Cinema
19
Computador
7
Shopping
5
Academia
4
Teatro
4
Faz desenho
2
Pintura
1
Pro jovem
2
Balada
2
Aula de violão
1
Aula de dança
1


11 - Você ou alguém de sua família recebe estes benefícios?


 
Bolsa escola
38
Bolsa família
213
Bolsa alimentação
8
Outro tipo de auxilio
12
Ninguém recebe beneficio
153
Não responderam
36
Nulo
1


Você trabalha, ou já trabalhou, ou realizou algum tipo de atividade remunerada?

Sim
73
Não
317
Não responderam
52
Nulo
1




Das atividades remuneradas exercidas pelos alunos, as mais citadas são:

Empregados
17
Baba
5
Servente
4
Trabalha com pai ou mãe
4
Artesanato
3
Vendedor
2
Salão
1
Capina
1
Caixa
2
Cortador de cana
1
Segurança
1
Loja
1
Outros
31

V – FINALIDADES E OBJETIVOS



VI – ORGANIZAÇÃO DOS EIXOS DE TRABALHO


       Baseado nos documentos curriculares construídos em 2010 pelos funcionários da escola junto ao assessor José Cosme Drummond, a organização dos eixos de trabalho se dá com as seguintes perspectivas:
1.        A importância de um planejamento curricular está na sua efetividade como instrumento facilitador do desenvolvimento do currículo, portanto, não deve funcionar como um mecanismo de entrave para possíveis modificações, para as adequações aos grupos de estudantes e aos novos projetos escolhidos pela escola. Assim, o Plano de Desenvolvimento Curricular formalizado, nesse documento, deve ser encarado como um referencial e não uma prescrição curricular definitiva.
2.        Dado seu caráter de provisoriedade, é importante a realização de revisões regulares anuais do Plano, para registrar as mudanças operadas e os possíveis aprimoramentos desse referencial curricular da escola.
3.        Para o desenvolvimento de cada área curricular, em cada turma, é importante que os/as docentes façam, em conjunto com as pedagogas, plano de curso específico, tendo como referência o Plano de Desenvolvimento Curricular. No plano de curso devem ser previstos os conteúdos e as estratégias didáticas para seu desenvolvimento e avaliação, com distribuição no tempo e nos espaços curriculares adequados a cada grupo de alunos, que formam as classes de aula.
4.        Como o Plano de Desenvolvimento Curricular teve por estratégia produzir um programa unificado de cada conteúdo através de processos de decisão de grupo, para definir os referenciais curriculares, é importante que essa tendência ao coletivo se desenvolva, em todas as atividades da escola, para viabilizar as possíveis adequações do Plano, ao final de cada ano letivo.
5.        O Plano de Desenvolvimento Curricular é um componente do Projeto Político Pedagógico da Escola e deve compor o documento de formalização do mesmo, compondo um de seus anexos.

Seguindo as seguintes sugestões:
1.        O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Sales Diniz prevê alguns temas para o desenvolvimento de Projetos de Trabalho, durante cada ano letivo. Para isso é de suma importância a realização dos mesmos de forma coletiva, englobando todos os conteúdos. No entanto, nada impede que isso se faça de outras formas, em que um ou mais professores queiram trabalhar sozinhos ou em grupos reduzidos. Não deve ser descartada a possibilidade de desenvolver projetos em uma turma específica. O projeto de trabalho é uma metodologia, que requer muito empenho e, como nem sempre um tema escolhido é aplicável a todos os conteúdos, é preciso cuidados, para não criar problemas no desenvolvimento de cada conteúdo curricular.
2.        Como a escola trabalha com a organização em ciclos, seria importante a realização de articulações dos grupos de professores/as, em algumas situações como:
·     Reuniões periódicas dos/as docentes do mesmo ciclo, com a participação da pedagoga, para discutir o desenvolvimento das atividades curriculares e realização de planejamentos articulados e a construção de perfil de cada turma, para a sequenciação ano a ano e de um ciclo para o outro. As reuniões devem ser realizadas, pelo menos, ao final de cada semestre letivo. Isso propiciaria informações para a revisão de planejamentos, semestralmente, e para a organização das turmas, no ano seguinte.
·     Reuniões, após cada etapa do ano de cada ciclo, com todos/as docentes, as pedagogas, para avaliação de cada turma, com a possibilidade de rever planejamentos e estabelecer processos de articulação com procedimentos a serem adotados com as turmas, pelos/as professores/as. Ao final de cada ano letivo, essa reunião poderia assumir a condição de conselho de classe, para discutir o perfil e os conflitos dos estudantes, orientar a enturmação e a elaboração de relatório a ser encaminhado aos futuros docentes dos/as mesmos/as.

Assim, para desenvolver as atividades que garantam a efetividade das finalidades educacionais, através da articulação das áreas curriculares é necessário:
·          No caso da rede municipal de Contagem, as finalidades estão definidas em descritores curriculares e expectativas que traduzem as finalidades das ações educacionais, em termos de competências e habilidades a serem demonstradas pelos/as estudantes, como resultado esperado da aprendizagem. Daí a importância da avaliação, que é o mecanismo para aferir o grau de consecução das finalidades definidas pelo Sistema Municipal de Educação.
·          As duas primeiras áreas descrevem finalidades educacionais com caráter individual e/ou social. Estão centradas em aquisição de competências e habilidades de natureza valorativa.
·          As várias áreas de conhecimento especificam as competências e habilidades em duas vertentes, às vezes isoladas, às vezes articuladas. Um vertente refere-se à aquisição de conteúdos das disciplinas básicas; a outra vertente centra-se no uso dos conhecimentos; em algumas situações, há articulação entre as duas formas. Em alguns casos, as competências são referentes a valores.
·          O que fica evidente, na análise das finalidades educacionais, na forma de expectativas é a busca pela produtividade do sistema, com definição dos sentidos a serem atribuídos à educação municipal, visando aproximar os processos locais, com os regionais (estaduais) e nacionais.
·          A avaliação deve ser um caminho de indução para as avaliações de caráter sistêmico.



ESCOLHA DE TEMA OU PROBLEMA OU QUESTÃO

Comentários:
·          Como a escola já predefiniu os temas, é preciso adequar sua realização aos conteúdos.
É importante estabelecer a relação entre tema e as finalidades educacionais definidas pela escola.
·          A escolha do tema deve estar ligada aos interesses do grupo de estudantes e professores/as e ser precedido de situações que motivem os/as participantes a se empenharem, no desenvolvimento das ações.
·          No nosso caso, é importante tentar articular os temas com as expectativas definidas, para os/as estudantes.


DEFINIÇÃO DAS EXPECTATIVAS AS SEREM CONTEMPLADAS NO TEMA.

Comentários:
·          Duas perguntas devem ser respondidas: O que queremos fazer? Para que queremos fazer? Por isso, a necessidade de relacionar o tema com as expectativas curriculares.
·          Analisar o tema escolhido e a possível inserção de cada área curricular, buscando identificar as expectativas a serem atingidas.
·          Analisar os conteúdos a serem estudados, para viabilizar o projeto. Assim, podem ser necessárias mudanças na ordem programada para os conteúdos.
·          Nem sempre, um projeto pode ser desenvolvido por todos/as docentes, uma vez que sua temática não seja própria do campo da área.


ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Comentários:
·          A pergunta a ser respondida é: Como iremos fazer?
·          O planejamento do projeto deve ser feito coletivamente, pelos grupos de professores/as, das pedagogas e membros da direção envolvidos. Assim, a divisão de tarefas fica clara para todos, facilitando o desenvolvimento das atividades.
·          O plano deve ter alguns elementos bem claros:
a)        Objetivos/expectativas;
b)        Definição dos conteúdos relacionados ao projeto;
c)        Plano operativo com a descrição das ações, com cronograma, condições operacionais, responsabilizações, dentre outros;
d)        Formas de avaliação: dos/as estudantes; do desenvolvimento do projeto; da consecução dos objetivos.

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO PLANO
Comentários:
·          É importante a elaboração de cronograma das ações, para que os responsáveis pelas tarefas possam preparar e desenvolvê-las, sem interferir no bom andamento do projeto.
·          As ações devem ter sua programação divulgada de forma a permitir o acompanhamento pelos/as participantes e não participantes.
·          È importante a criação de espaços de avaliação, para permitir as reorientações necessárias.


PLANO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
A EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa escola oferece somente uma sala do ano final da educação infantil: crianças com 5 anos. A proposta curricular ainda está sendo elaborada devido ao fato que a construção curricular da Educação Infantil, pois a versão elaborada pela pedagoga responsável em 2010 foi recusada pelo Núcleo Regional - NRE, no mesmo ano, por não atender as diretrizes curriculares que a SEDUC propõe para a Rede, segundo parecer do NRE. O currículo da educação infantil não foi refeito durante o referido ano.
O desafio, no ano de 2011, é a construção curricular para a educação infantil buscando atender e respeitar a proposta da rede. O currículo da Educação Infantil está inserido no Projeto Político Pedagógico baseado na Formação Humana composta por 8 dimensões: Cognitiva simbólica; do cuidado; lúdica; afetiva; político-social; ética; filosófica/espiritual; corporal. Essas dimensões têm como suporte as instituições de Educação Infantil juntamente com a sociedade, comunidade e a família. Realizar um trabalhar baseado no aconchego/afetividade, no brincar, nas interações, na experimentação/exploração, na imitação/repetição, no cuidado básico de saúde, na alimentação, na higiene e segurança permitem construir uma base para a formação de aprendizagem e desenvolvimento amplo da criança. Todos esses componentes citados acima devem ter como centro a criança. E todos esses componentes fazem parte da Mandala do currículo da Educação Infantil do município de Contagem.
A educação infantil da Rede está fundamentada na Lei de Diretrizes e Base de 1996, da Resolução 15 e 16 de 2010 do Conselho Municipal de Educação de Contagem.
Dentro dos pressupostos acima citado, o brincar está em destaque na educação infantil, pois o brincar leva a criança a construir a sua maneira de ver o mundo. Através das brincadeiras a criança manifesta suas emoções, interpretando papéis e, assim construindo/adquirindo autonomia necessária para resolver problemas e tomar decisões no seu cotidiano.
É nesse sentido que as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI- orientam no seu artigo 9º, que “as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeiras”. Sendo assim, o brincar se apresenta no centro de todas as experiências propiciadas às crianças da educação infantil, imprimindo um caráter lúdico.
A nossa escola recebe da SEDUC uma verba anual para comprar brinquedos voltados para as crianças da educação infantil.
Esse processo de construção curricular para educação infantil acontece junto com a construção de avaliação. Isso significa que apesar da educação infantil fazer parte da rede de ensino de Contagem há muito tempo somente agora ela está sendo organizada em forma de registro.
Estamos pesquisando como atender essas demandas dentro de um currículo alegre, descontraído ao mesmo tempo comprometido com a construção dos conhecimentos e de todos os ingredientes da Mandala Curricular da Educação Infantil de Contagem.
Trabalharemos:
PSICOMOTRICIDADE
·          Desenvolver coordenação motora dos grandes e pequenos músculos;
·          Desenvolver o equilíbrio corporal;
·          Desenvolver velocidade; ritmo e agilidade;
·          Conhecer a si mesmo e o próprio corpo, através dos órgãos de sentidos;
·          Brincar com a criança de: amarelinha, coelhinho sai da toca, boliche, trilha, toca do ratinho, com filas, com série de cores, circuito motores (andar sobre traçados de numerais e forma), jogos com dados, bingo, sopro com bolinhas de papel, isopor, outros.

NATUREZA E SOCIEDADE
·          Identificar as necessidades físicas básicas dos seres humanos;
·          Explorar órgãos e sentidos;
·          Observar e descrever os fenômenos da natureza (sol/chuva, dia/noite, vento/brisa, frio/calor);
·          Reconhecer a importância do meio ambiente;
·          Perceber a importância da participação individual e coletiva no resgate e preservação do meio ambiente;
·          Conhecer a importância da água e suas características;
·          Conhecer sua história de vida e perceber-se como integrante do meio (nome, aniversário, família, escola);
·          Desenvolver a capacidade de conviver e trabalhar em grupo;
·          Respeitar as regras que organizam a vida do grupo como base para uma convivência social;
·          Reconhecer e respeitar a diversidade cultural e ética, desenvolvendo uma imagem positiva;
·          Identificar situações de risco, adquirindo hábitos e atitudes relacionadas à prevenção de acidentes;
·          Orientar a diferenciação entre as plantas comestíveis, ornamentais e toxicas;
·          Promover atividade que incentive a criança a cuidar das plantas acompanhando seu crescimento, suas transformações e participando dos cuidados que exigem (regar, verificar a presença de pragas, adubar);
·          Preparar junto as crianças sucos de frutas e legumes, saladas
·          Promover atividades que levem a criança identificar os vários tipos de alimentos (sabor, cheiro, textura, forma)
·          Promover passeio orientado por lugares arborizados (jardins, praças, escolas e hortas);
·          Promover atividades com quebra-cabeça, jogos de encaixe, cartazes com diferentes tipos de plantas e animais;
·          Observar o efeito de luz, calor, força e movimento;
·          Desenvolver atividades com massinha, argila para modelar animais e plantas;
·          Propiciar o registro de observações em forma de representações (colagens, dramatizações, mímicas e desenhos);
·          Levar a criança a diferenciar frutas e verduras, legumes e grãos durante a refeição;
·          Conhecer os seres vivos.
LINGUAGEM
·          Reconhecer e registrar o 1º nome;
·          Escrever de forma espontânea letras aleatórias;
·          Diferenciar letras, números e símbolos;
·          Produzir texto oralmente, livre ou com tema proposto;
·          Realizar leituras de imagens;
·          Respeitar idéias e opiniões;
·          Utilizar gravuras e objetos para estimular oralmente a elaboração de frases e ou histórias, identificando o princípio, o meio e o fim; ou deduzindo situações anteriores ou posteriores;
·          Participar de jogos e atividade que estimulem a identificação dos sons e nomeação das letras do alfabeto;
·          Realizar a leitura de palavras significativas em rótulos, fazendo associação com outros nomes;
·          Realizar brincadeiras com nomes: crachás, bingo, cruzadinhas, alfabeto móvel, forca, quebra-cabeça...;
·          Deixar sempre à disposição do aluno livros, revistas e jornais...;
·          Confeccionar juntamente com a criança alfabeto com diferentes recursos (rótulos, objetos, nomes, animais...);
·          Desenvolver projetos com trabalhos de artista para reeleitura com modelação, pintura, reciclagem, dobraduras, colagens...;
·          Proporcionar situações de leitura e escrita espontânea;
·          Fazer leituras de histórias para que a criança reconte através de desenhos;
·          Auxiliar as crianças na construção de livros, histórias, álbuns, jornais, murais, convites, cartazes, receitas;
·          Propor jogos e atividades que desenvolvam a associação letra/som: dominó, desenho letra inicial, jogo da memória;
·          Desenvolver atividades para a criança observar, selecionar e relacionar expressões faciais aos sentimentos (dor, alegria, tristeza, raiva...);
·          Elaborar regras para brincadeiras e/ou jogos coletivamente;
·          Construção de combinados e regras de convivência com as crianças;
·          Propor atividades de recortes e colagem com figuras variadas (partes do corpo) montando seres humanos;
·          Realizar comparações - com as crianças – das características no grupo, semelhanças e diferenças.

MATEMÁTICA/ARTES
·          Identificar os numerais nos diferentes contextos em que se encontram;
·          Realizar contagem oral ordenada em situações do dia-a-dia;
·          Identificar e explorar as cores primárias;
·          Conhecer as misturas que originam cores secundárias;
·          Conhecer e registrar os numerais
·          Relacionar número com numeral;
·          Expressar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problema, através de registros convencionais e não convencionais;
·          Resolver situações problemas: oralmente, através de desenho e/ou material concreto;
·          Realizar operações e classificação, ordenação, seriação, conservação, inclusão;
·          Fazer contagem oral e ordenada de numerais sem limitar;
·          Reconhecer e valorizar os numerais, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano;
·          Identificar a posição de um objeto ou numeral numa série, explicitando a noção do que vem antes e depois (sucessor e antecessor);
·          Explorar os sólidos geométricos presentes no seu ambientes;
·          Reconhecer figuras geométricas planas básicas (retângulo, triângulo, círculo e quadrado);
·          Construir e representar gráficos e tabela a partir de situações do cotidiano;
·          Promover atividades com jogos da memória, argolas, blocos lógico, quebra-cabeça, dominó, tangran, ábaco...
·          Utilizar panfletos, placas, telefones, endereços para identificação de numerais

PRIMEIRO CICLO
Antes de passarmos à frente é necessário esclarecer alguns pontos:
A equipe escolar construiu em 2010 um documento completo - Plano de desenvolvimento Curricular – sobre os eixos de trabalho, o currículo, as habilidades ou expectativas a serem alcançadas bem como todos os descritores do trabalho. Dividiram o trabalho por ciclos, por anos do ciclo, e por disciplinas.
Acreditamos ser inviável descrever aqui todos os procedimentos já transcritos, assim, apenas citaremos as divisões por disciplinas em cada ano do ciclo. O documento completo estará em anexo.
1º Ano
§  Artes _____________________________________________________
§  Ciências _________________________________________________
§  Educação Física ____________________________________________
§  Geografia _________________________________________________
§  História __________________________________________________
§  Língua Portuguesa _________________________________________
§  Matemática _______________________________________________
2º Ano
§  Artes ________________________________________________________
§  Ciências ______________________________________________________
§  Educação Física __________________________________________________
§  Geografia _______________________________________________________
§  História_________________________________________________________
§  Língua Portuguesa _________________________________________________
§  Matemática _______________________________________________________
3º Ano
§  Artes ___________________________________________________________
§  Ciências ________________________________________________________
§  Educação Física ___________________________________________________
§  Geografia________________________________________________________
§  História__________________________________________________________
§  Língua Portuguesa _________________________________________________
§  Matemática _______________________________________________________

SEGUNDO CICLO
1º Ano
Artes _____________________________________________________
Ciências __________________________________________________
Educação Física _____________________________________________
Ensino Religioso ____________________________________________
Geografia __________________________________________________
História ____________________________________________________
Língua Inglesa _______________________________________________
Língua Portuguesa.____________________________________________
Matemática __________________________________________________
2º Ano
§  Artes ___________________________________________________
§  Ciências ________________________________________________
§  Educação Física ___________________________________________
§  Ensino Religioso __________________________________________
§  Geografia ________________________________________________
§  História __________________________________________________
§  Língua Inglesa _____________________________________________
§  Língua Portuguesa ___________________________________________
§  Matemática _________________________________________________
3º Ano
§  Artes _______________________________________________________
§  Ciências _____________________________________________________
§  Educação Física _______________________________________________
§  Ensino Religioso _______________________________________________
§  Geografia ___________________________________________________
§  História ______________________________________________________
§  Língua Inglesa _________________________________________________
§  Língua Portuguesa ______________________________________________
§  Matemática ___________________________________________________
TERCEIRO CICLO
1º Ano
§  Artes ______________________________________________________
§  Ciências ____________________________________________________
§  Educação Física ______________________________________________
§  Ensino Religioso ______________________________________________
§  Geografia ____________________________________________________
§  História ______________________________________________________
§  Língua Inglesa ________________________________________________
§  Língua Portuguesa ______________________________________________
§  Matemática _____________________________________________________
2º Ano
§  Artes __________________________________________________________
§  Ciências _______________________________________________________
§  Educação Física ___________________________________________________
§  Ensino Religioso __________________________________________________
§  Geografia _______________________________________________________
§  História _________________________________________________________
§  Língua Inglesa ____________________________________________________
§  Língua Portuguesa _________________________________________________
§  Matemática ______________________________________________________
3º Ano
§  Artes _________________________________________________________
§  Ciências ________________________________________________________
§  Educação Física ___________________________________________________
§  Ensino Religioso __________________________________________________
§  Geografia ______________________________________________________
§  História _________________________________________________________
§  Língua Inglesa ____________________________________________________
§  Língua Portuguesa _________________________________________________
§  Matemática ______________________________________________________

VII – ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E REGIMES DE FUNCIONAMENTO


A sociedade dos nossos dias é uma sociedade organizacional, as organizações sucedem-se e complementam-se, constituindo elas mesmas a sociedade. A escola é uma dessas organizações, talvez a mais importante, uma vez que é através desta que se formam os indivíduos que influenciarão e farão parte das organizações que se lhe sucedem.
De acordo com Brito (1991:12) “a escola como organização é uma entidade social complexa onde se inter-relacionam várias estruturas e múltiplos intervenientes: alunos, pessoal docente, pessoal não docente, pais e comunidade em geral, contribuindo todos para uma mesma finalidade e missão”.
A escola, tal como qualquer outra organização, necessita organizar as suas atividades de acordo com o tempo que dispõe, sejam as mesmas referentes aos alunos, professores, auxiliares ou gestores.
Todos os intervenientes no processo educativo têm de saber gerir conscientemente o seu tempo, para desse modo, poder contribuir para o sucesso na obtenção dos seus objetivos, bem como da organização.
 Para tal, é importante fazer um planejamento das atividades, uma boa gestão do tempo e manter uma permanente preocupação de realizar as diversas tarefas propostas, a cada um dos elementos, com qualidade e em tempo útil. Dessa forma, a Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, desenvolve a organização de seus horários da seguinte forma: 1º e 2º turno.
·           Secretaria:  de 7:00  às 14:00   1º turno
de 11:00 às 18:00  2º turno
·           Carga horária de - (36 horas semanais)

·           Bibliotecária: de  7:00  às 14:00   1º turno
    de 11:00 às 18 :00   2º turno

·           Disciplinário: de 7:00  às 14:00   1º turno
     de 11:00 às 18 :00   2º turno

·           Porteiros:       de  7:00  às 14:00   1º turno
    de12 :00 as 18 :00  2º turno

·           Cantineiras:   2 cantineiras em horário integral: de 6:15 ás 16:18
    2 cantineiras em meio horário:     de 8:00 ás 13:00

·           Serviços gerais: de  7:00  às 14:00   1º turno
        de12 :00 as 18 :00  2º turno

·           Pedagogas : de   7:00  às 11:30   1º turno
  de 13:00 às 17 :30   2º turno

·           Projetos: Mais educação em horário contra-turno do estudante
·           Escola aberta: ocorre nos finais de semana
·           Harmonia: horário contra- turno do estudante
·           Educação pelo tambor que funciona nos finais de semana
·           Direção: horário integral
·           Vice-direção: horário integral
Professores PEB1 e  PEB2, admitidos através de concursos públicos e PSS cumprindo uma carga horária de 22 horas a 30 horas semanais
·           De 7:00  às 11:30   1º turno
·           De 13:00 às  17 :30   2º turno

O horário do recreio, tanto do 1º turno, quanto do 2º turno, ocorre em intervalos de 20 minutos. O calendário escolar, ou o tempo letivo é de 200 dias, sendo a carga horária, de acordo com as normas da Secretaria de Educação de Contagem, de 800 horas.
O tempo pedagógico do professor visa atender aos planejamentos de aulas, e são realizados uma vez por semana, dentro da carga horária prevista pela Secretaria Municipal de Educação, ou seja, quatro horas semanais. O tempo de projeto atribuído ao professor é relativo, no qual são desenvolvidas atividades diversas, de acordo com os projetos da escola.
No entanto, a funcionalidade desse tempo, que a principio, é de muita importância, tanto para o profissional, quanto para os estudantes e tem como principal objetivo o de desenvolver uma educação de qualidade, não funciona na sua totalidade, uma vez que, o professor, na maioria das vezes tem que ir para a sala de aula, substituir outro professor que porventura tenha faltado.           O tempo real, não atende ás necessidades do professor, uma vez que, além dos problemas citados, o tempo fica escasso para o desenvolvimento das atividades escolares.
       Oficialmente sabemos que são 210 dias letivos sendo a carga horária de acordo com as normas da Secretaria de educação de Contagem, de 800 horas. Esses 210 dias letivos, não foram discutidos diretamente com a comunidade escolar. Esse aumento na carga horária  traz transtornos à saúde dos profissionais da educação e não é uma garantia da melhora da qualidade efetiva do ensino aprendizagem junto aos alunos e alunas.  

Para tal a organização dos horários dos funcionários é o seguinte:
Secretaria_ Carolina _ 7 às 14:00 (36 horas semanais)
Auxiliar ou secretaria _ Marta_ 11:00 às 18:00( auxiliar 36 horas semanais)
Bibliotecária_ 11 às 18 horas semanais
Disciplinario _ 11 às 18 horas _ Isaque _ José 7:as 147 carga horária 36 horas semanais
Pedagogas _ 13 as 17:30
Porteiras_ 12 horas as 18 horas _    7: as 14 horas _ senado o cargo horário ou 36 horário de 36 horas semanais
Serviços gerais _ 11às 18 horas _(u)_ carga horária 36 horas semanais
Cantineiras_ 1_6:15:48          (horário integral)8 as 13:00 meio
                     1_6:30 as 16 18
Projetos _Mais educação, Escola aberta.
Direção _ tempo integral
Vice-direção-horario integral
Professores _ carga horária de 22 horas a 30 horas semanais
Agente ou serviço escolar _ (zelada escolar) carga horária de 36 horas semanais.
É constituída por professoras PEB1 PEB2, admitido através de concursos públicos.

VIII – ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E MATERIAIS


       Para atender a comunidade a escola conta com os seguintes espaços:
1.        Sala de professores
2.        Sala do disciplinário
3.        Supervisão
4.        Direção
5.        Secretaria
6.        Biblioteca
7.        Cantina/refeitório
8.        Sala de auxiliar de serviços
9.        Escola aberta
10.    Espaço mais educação
11.    Mesas educacionais
12.    Laboratório
13.    Sala de informática
14.    Salas de aula
15.    Sala do estacionamento
16.    Quadra
17.    Pátio
18.    Espaço zoonose
19.    Almoxarifado
20.    Horta
21.    Banheiros dos alunos
22.    Banheiro da Direção
23.    Estacionamento
24.    Sala do tambor
25.    Jardim
26.    Guarita
27.    Porão
Detalhando cada espaço:
·          Sala de professores : A sala de professores é onde os professores elaboram suas atividades pedagógicas, merendam e, eventualemte, são dados os informes diários e realizadas reuniões de pequena duração. Existem escaninhos nos quais os professores guardam seus pertences e os computadores que servem para elaboração de documentos, atividades e avaliações. Os armários de madeira e aço são utilizados para guardar os materiais de educação física. Bebedor, forno microondas, purificador de água e refrigerador são usados por todos os funcionários da escola. Contém: 2 mesas de 8 lugares; 4 armários com escaninhos; 2 armários de aço; 1 armário de madeira; 2 mesas para computador; 2 computadores; 2 impressoras matriciais; 1 scanner; 1 ventilador de parede; 20 cadeiras estofadas; 3 bancos de madeira; 1 bebedouro; 1 purificador de água; 1 microondas; 1 refrigerador.
·          Sala do disciplinário: É usada para guardar materiais de uso continuo da escola e para reposição de material do professor e eventualmente do aluno, como pinceis para quadro, recarga de pinceis, papelaria em geral, materiais diversos como cola, tesoura, lápis de escrever, lápis de cor, giz, caderno, etc. Contém também brinquedos como bolas, bambolês, cordas, jogos, rádio, DVD, caixa de som, etc. É o espaço de Xerox de atividades pedagógicas e acolhimento de alunos machucados ou indisciplinados. Contém: 1 arquivo com 4 gavetas; 3 armários com escaninhos; 4 armários de aço; 2 mesas com gavetas; 1 cadeira estofada; 1 ventilador de teto; 1 duplicadora; 1 guilhotina; 5 rádios/CD; 6 DVDs; 1 microfone; 2 caixas de som; 2 mimeógrafos à álcool.
·          Supervisão: É o local que atende os alunos, pais, professores e outros, na busca pelo atendimento e registro que auxiliem no andamento pedagógico da escola. Existe um computador com impressora que pode ser usado por professores e pedagogas usados para fazer bilhetes, registros, consultas e orientações. Temos ainda um armário reservado para cada turno (1º, 2º, e 3º), onde guarda-se documentos e outros papeis, além de livros e bandeira cívica. Existe uma prateleira para suporte e guarda de brinquedos de uso pedagógico, disponíveis para o uso de professores. Contém: 4 armários de aço; 1 arquivo; 1 mesa de computador; 1 impressora; 5 cadeiras estofadas; 2 mesas com gavetas; 1 ventilador de teto; 1 telefone.
·          Direção: É o espaço utilizado pelo Diretor e vice-diretor para fazer o trabalho de direção escolar. É uma sala mais um banheiro e guarda alguns materiais como uniforme, toner, material elétrico, hidráulico e uniforme. É nesse espaço que acontecem o atendimento aos pais, estudantes, funcionários e as demais pessoas que trabalham e ou fornecem materiais para uso e manutenção da escola como também os visitantes. Contém: 1 arquivo; 2 armários de aço; 2 mesas com gavetas; 2 cadeiras estofadas giratórias; 2 cadeiras estofadas; 1 mesa de computador; 1 computador; 1 impressora; 1 gaveterio; 1 mesa para café; 1 ventilador de parede; 1 fax/telefone; 1 data show; 1 notebook; 1 filmadora; 1 máquina fotográfica digital.
·          Secretaria: É o espaço que organiza os arquivos de legislação, pastas de funcionários, alunos, diários e históricos dos alunos. Todas as relações entre a Secretária de Educação de Contagem, e em relação à documentação de alunos são responsabilidades da secretária. Contém: 1 escaninho; 4 arquivos; 5 armários de aço; 3 mesas com gavetas; 2 mesas para computador; 1 computador; 1 impressora matricial; 2 copiadoras; 2 cadeiras estofadas; 1 rádio/CD; 1 ventilador de teto.
·          Biblioteca: É um espaço que acolhe alunos, professores e comunidade em geral para leituras, pesquisas, consultas, realização de projetos e empréstimos d elivros para os alunos e professores. Na biblioteca, o computador é utilizado para o registro de empréstimos, fichas de livros e alunos. Os armários e estantes são usados para guardar e organizar livros, materiais didáticos etc. Contém: 3 estantes de aço e 4 estantes de madeira; 2 armários de madeira; 5 armários de aço; 1 mesa com gavetas; 1 mesa de computador; 1 computador; 1 impressora matricial; 1 cadeira estofadas giratório; 23 cadeiras estofadas; 1 ventilador de parede; 1 ventilador de teto; 1 retro-projetor; 4 mesas redondas.
·          Cantina/refeitório: Contém: 1 fogão industrial; 1 geladeira; 1 freezer; 1 mesa grande; 4 cadeiras; 6 mesas de refeitório; 12 bancos de madeira.
·          Sala de auxiliar de serviços: É reservado aos auxiliares, onde se encontra escaninhos que utilizamos para guardar os objetos pessoais, material de limpeza e também reservado para as refeições diárias dos funcionários da escola. Contém: 2 escaninhos; 2 armários de madeira; 1 mesa com gavetas; 1 mesa de café; 1 cadeira estofada; 1 cadeira normal; 1 ventilador de teto.
·          Escola aberta: é um espaço destinado a realização de várias oficinas. Funciona como sala de recreação, de manicure, de artesanato, espaço do tambor, espaço da capoeira, espaço do violão, artes e espaço da dança clássica. Relação de materiais: 7 armários de aço; 1 mimeógrafo à álcool; 2 mesas com gavetas; 1 cadeira; 3 sons; 1 DVD; 4 violões; 1 caixa amplificadora; 1 compressor de ar.
·          Espaço mais educação: São realizadas oficinas de dança, teatro, recreação e letramento para os alunos da escola em turno contrário aos dos estudos regulares. Conta com: 3 mesas com 6 lugares; 1 mesa de Toto; 6 bancos de madeira; 1 quadro de giz.
·          Mesas educacionais: Relação de materiais: 4 mesas educacionais com bancos de plásticos; 1 mesa redonda; 6 cadeiras; 1 ventilador de teto; 1 quadro branco.
·          Laboratório: É utilizado para aulas de projeto em geral desenvolvidos pela escola, reuniões com a comunidade ou alguma atividade eventual. Relações de materiais: 2 armários de madeira; 2 armários de aço; 1 mesa de professor; 2 mesas com gavetas; 14 carteiras; 16 cadeiras; 1 ventilador; 1 quadro branco; 2 microscópios.
·          Sala de informática: Ainda está em montagem e receberá 15 computadores até o final do ano de 2011 oriundos do MEC. Tem o objetivo de ser usado por estudantes do 1º, 2º e 3º turnos mais o EJA. Haverá o acompanhamento sempre de um professor da escola que orientará no manuseio dos aparelhos. Hoje existem: 1 mesa de professor; 1 cadeira estofada; 32 cadeiras estofadas; 1 quadro branco e 1 ar condicionado.
·          Salas de aula: São no número de 15 e dessas 6 possuem TV, 10 ventiladores, 8 armários de aço e 5 de madeira. É utilizada para as aulas expositivas e atividades curriculares orientadas. Contam atualmente com: 15 mesas de professor; 15 cadeiras estofadas; 15 quadros brancos; 8 armários de aço; 5 armários de madeira; 10 ventiladores de parede; 6 televisores; 318 carteiras e cadeiras divididas entre as salas.
·          Sala do estacionamento: É um espaço utilizado para aulas de projetos em geral desenvolvidos na escola. Possui atualmente: 2 mesas de professor; 5 carteiras; 13 cadeiras; 1 ventilador de teto; 2 quadros de giz; 1 televisor.
·          Quadra: É um espaço coberto, possui arquibancadas, dois banheiros, sendo um feminino e o outro masculino, bebedouro e uma mesa de pingue-pongue de cimento. O espaço é usado nas aulas de Educação Física e também para apresentações, atividades extra-classe, projetos e realização da hora cívica com alunos. Atualmente conta com: 1 bebedouro; 1 mesa de pingue pongue; 1 play ground de polietileno.
·          Pátio: o pátio é utilizado pelos alunos no recreio e em outros momentos específicos. Nesse espaço se brinca, praticam atividades esportivas, atividades extraclasse e eventualmente são realizadas apresentações. Hoje apresenta: 1 mesa para 6 lugares com 2 bancos de ardósia; 2 caixas de som; 6 bebedouros sendo 1 coletivo para 4 alunos; 1 aparelho para filtrar água; 2 lixeiras seletivas.
·          Espaço zoonose: O espaço é o ponto de apoio da zoonose no bairro Darcy Ribeiro. Os funcionários guardam os inseticidas para controle da Dengue e raticida para o controle da Leptospirose. Atualmente contém: 1 mesa com gavetas; 6 cadeiras.
·          Almoxarifado: É utilizado como depósito para guardar materiais diversos de consumo da escola como papelaria, material escolar, etc. e materiais ou aparelho em desuso ou com defeito. Atualmente consta: 2 caixas de som; 2 estantes; 1 som; 1 balança com medidor de altura.
·          Horta: Nesse espaço são desenvolvidos os projetos de “Horta” e “Meio ambiente” com os alunos.
·          Banheiros dos alunos – são em número de 4, dividido entre meninas e meninos.
·          Banheiro da Direção – 1 banheiro separado para a direção.
·          Banheiro para professores: 1 masculino e 1 feminino.
·          Estacionamento
·          Sala do tambor:
·          Jardim
·          Guarita
·          Porão
Os alunos da escola possuem várias relações com o espaço e materiais. Existem crianças que adoram e conservam o espaço que existe, mas, diferentemente, existem pessoas que não gostam do espaço da escola, acham que ela é “chata e horrível”. Os alunos e alunas reconhecem que podem conservar a escola se não picharem o espaço e acham que seria importante reformar o espaço da escola.

IX – ORGANIZAÇÃO DOS EDUCANDOS E SEUS AGRUPAMENTOS


A Escola Municipal “FRANCISCO SALES DA SILVA DINIZ”, funciona em 03 (três turnos), oferece o ensino fundamental organizada em ciclos (1º, 2º e 3º), de acordo com o artigo 23 da Lei Federal 9394/96 sendo que o primeiro ciclo atende crianças com idade de 6, 7 e 8 anos, o segundo de 9, 10 e 11 anos e o terceiro de 12, 13, e 14 anos.
       Ainda, oferta a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
       Cada turma é organizada, segundo critérios de idade psicogenética, tendo como referência a idade cronológica, de modo a oportunizar a convivência cotidiana de educandos portadores de características psicossociais semelhantes, facilitar as trocas socializações, e a construção de auto imagens e identidades mais equilibradas, autônomas e solidárias. Permanecendo no mesmo grupo de idade, os estudantes possuem maiores oportunidades para a formação integral.
       É importante ressaltar que ainda há alguns educandos que estão em turmas que difere da sua idade cronológica devido à retenção, evasão ou outros casos particulares.
       Na nossa escola os estudantes são enturmados de acordo com seus pares de idade. A distribuição dos estudantes nas turmas ocorre conforme a matrícula realizada na secretaria, observando o número de estudantes por turma e equilibrando - se quanto ao gênero. Os estudantes que chegarem após a enturmação por transferência a pedagoga do ciclo aplicará  um teste diagnóstico e será enturmado após a análise do grupo de professores que atende este ano/ciclo.
       Caso perceba-se a necessidade poderão ocorrer trocas entre as turmas, desde que mantenha-se o equilíbrio de número e gênero  por sala.
       Os estudantes com necessidades educacionais especiais são enturmados também de acordo com seus pares de idade. Os professores na medida do possível realizam atividades diferenciadas dentro de sala e contam com a colaboração e compreensão  dos demais estudantes.  Em alguns casos há o auxilio de um estagiário para alguns alunos. Especificamente, no primeiro turno há uma estagiária de pedagogia para um aluno com deficiência. De tarde, há uma estagiária de ciências contábeis que atende até 5 estudantes em horários alternados. Pela noite, existe um estagiário para atender 1 aluno com deficiência e 1 interprete que auxilia um aluno surdo.
É, contudo, clara a necessidade de um estagiário que acompanhe cada aluno individualmente, que seja preparado para intervir de forma consciente nas relações diárias entre esses sujeitos e a escola. 
        Os estudantes são organizados em 3 turnos sendo:
·           1º Turno - Estudantes do 2º e 3º Ciclo.
·           2 º Turno -  Educação Infantil e Estudantes do 1º e 2º ciclo.
·           3º Turno - EJA
No 1º Turno são atendidos estudantes com a faixa etária de 9 a 14 anos, 2º e 3º Ciclo. Atualmente as turmas encontram-se distribuídas da seguinte forma:
Nomenclatura: 112 - A

                                     

           Ciclo     Ano       Turno


Turma
Ano/Ciclo
Professora
Nº Estudantes
303-02
3º/3º
Angélica Maciel Coelho
29
302-03
2º/3º
Talita Mara A. de Souza
34
302-04
2º/3º
Mary da Silva Milagre
34
302-05
2º/3º
Claudinei  Nogueira
34
301-06
1º/3º
Ana Maria da Silva
26
301-07
1º/3º
Meire Ivone G. Oliveira Cabral
26
301-08
1º/3º
Jovenilde Agne de Freitas
26
303-09
3º/3º

26
303-10
3º/3º
Carla Cristina Frois
28
201-11
1º/2º
Marlene Ferreira Damasceno
32
202-12
2º/2º

25
202-13
2º/2º

27
203-14
3º/2º
Mariza Altamira O. Araújo
25
203-15
3º/2º
Romilda Aparecida S. Oliveira
27
203-16
3º/2º
Elta Ilma Aparecida Silva
23

No 2º turno são atendidos estudantes com faixa etária predominantemente de 5 a 11 anos. Matriculados no Ciclo Inicial (1º e 2º) e Educação Infantil.

Turma
Ano/Ciclo
Professora
Nº Estudantes
EI-02
Ed. Infantil
Geralda Cristina dos Santos
26
101-03
1º/1º
Fabiana M. de Araújo
26
101-04
1º/1º
Tânia Mara G. Guimarães
26
102-05
2º/1º
Marlene Ferreira Damasceno
22
102-06
2º/1º
Janaina M. Raimundo da Silva
25
102-07
2º/1º
Maria Eliana A. Martins
25
103-08
3º/1º
Verônica M. dos Santos Oliveira
21
102-09
1º/2º
Crecione Gomes dos Santos
28
103-10
2º/1º
Liliane Pereira
19
103-11
3º/1º
Keyla Braga de Oliveira
24
103-12
3º/1º
Maria Aparecida S. Caetano
26
201-13
1º/2º
Maria das Graças S. Soares
32
201-14
1º/2º
Caroline Antunes S. Farias
34
203-15
3º/2º
Renata Soares Ribeiro
25
203-16
3º/2º
Adriana M. de Souza
26





O 3º turno é um turno bem diferenciado, encontra-se matriculados estudantes acima de 15 anos.
Turma
Ciclo/Ano
Professora
Nº Estudantes
EJA
1º SEGMENTO
Nivalda Batista de Melo
32

X – ORGANIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE TRABALHO


Metodologia
             É a explicitação do plano de ação, ou seja, do caminho a ser percorrido por todos os envolvidos para o alcance dos objetivos. Deve conter a descrição de todas as etapas e ações a serem realizadas no desenvolvimento do projeto. Envolve a implantação e procedimentos propostos, que podem ser realimentadas durante a execução do projeto. Indicam(m)o (s) caminho(s) que conduz (em) a(s) solução(ões) da problemática. É o plano de estratégias a ser desenvolvido por todos os envolvidos com vistas ao alcance dos objetivos propostos.
         Portfólio
O portfólio é uma técnica de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo. Ele é autêntico, objetivo e compreensivo que permiti acompanhar todo o processo de aprendizagem, um suporte que podemos observar e respeitar o ritmo da criança.
Em nossa escola o uso do portfólio registra as atividades propostas e amostra de trabalhos em forma de escrita ou desenho. É uma alternativa eficaz no acompanhamento dos alunos, o que favorece o processo de avaliação feito pelo professor.
Brincadeira
O ato de brincar leva a criança a interpretar diferentes papéis, assumindo responsabilidades e desenvolvendo atitudes de respeito. As brincadeiras propiciam a superação de etapas do desenvolvimento do se efetivo. Para o educador o ato de observar uma brincadeira e as inter-relações entre as crianças em sua realização, aprende  bastante sobre os interesses, podendo perceber o nível de realização em que elas se encontram suas possibilidades e  interações.
As crianças em nossa escola têm a oportunidade de brincar dentro ou fora de sala utilizando brinquedos e jogos com orientação. As brincadeiras têm o objetivo de interagir com o outro, aprender a respeitar e seguir regras. A ação do educador é de refletir, planejar e, uma vez executada e avaliada, pois ela também e utilizada como construção do conhecimento pela criança.
Hora cívica
Este projeto acontece somente no turno da tarde. É um momento patriótico com o objetivo de oportunizar aos educandos a vivencia de aprendizagem que permita a compreensão de que seja civismo, patriotismo, convivência saudável e harmoniosa, cidadania em ação como alternativa de solução de problemas tais como: apresentações de violência, a importância da preservação da vida humana, dizer não ao preconceito, enfim a valorização da linguagem oral com contexto de socialização cívica, social e cultural.
Em nossa escola, este momento acontece às sextas feiras com a educação infantil, o 1º e 2 ciclo juntos na quadra, no inicio da aula. È apresentados aos alunos o hino do Brasil e o de contagem, após é realizados apresentações dos alunos com um tema escolhidos por eles. È um encontro  lúdico onde ao aluno se interagem, se socializam, ou seja, momento de encontro.
Os jogos pedagógicos
Os jogos pedagógicos são com certeza recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados.
Vendo os jogos educativos como mais um recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de ensino aprendizagem e ainda sendo prazerosos, ingressantes, desafiadores.
Segundo Piaget, os jogos são atividades poderosas para o exercício da via social e para construção de conhecimento da criança. Para Constant kami é uma competição física ou mental importante da educação infantil, que leva uma criança a pensar par agir, excitando os eu pensamento cognitivo de uma maneira significativa e prazerosa.
Para que o jogo acontece é preciso ser útil no processo educacional, estar de acordo com o nível da de desenvolvimento da criança, permitir a participação de todos os alunos, propor desafios a serem resolvidos e permitir a auto-avaliação do aluno, quando ao seu desempenho.
Procuramos em nossa escola, pontuar esses critérios  nos jogos propostos. Tanto da educação infantil, quanto nos ciclos os professores realizam jogos que envolvem raciocínio lógico, enigmas, construção de saberes na alfabetizarão como domino, bingo, quebra-cabeça, letra móveis, acrósticos, no recreio é oferecido aos alunos aos alunos tabuleiro e trilhas, como dama, jogo da memória, dentre outros
Trabalho em grupo
O trabalho em grupo é um procedimento que nós, professores, usamos baseado na teoria de Lev Vygostsk que já chamava a atenção para importância da interação entre as crianças e o professor e entre a criança e os colegas em situações de aprendizagem. Em a formação social da mente, ele afirma que o bom aprendizado  é aquele que foca o potencial que o aluno pode desenvolver com a ajuda de outros. Trabalhar em grupo, não é apenas importante, mas fundamental para o aluno.
Essa proposta de trabalho e me grupo, acontece com nossos alunos. Desenvolvemos aproximação entre eles com  atividades envolvendo um número de alunos, na educação infantil esse trabalho é feito com colagens, recortes ou momento de pinturas, já no 1º ciclo acontece de forma espontânea com livros infantis, atividades artísticas ou até mesmo com jogos enfim no 2º ciclo eles discutem o tema ou assunto proposto e desenvolvem suas apresentações de açodo com o proposto.
O 3º Ciclo acontece em formas de projetos, como descrito no Capítulo da organização dos eixos de trabalho. É uma forma de trabalho em grupo no qual acontece a interação entre professores e alunos e a duração, tema, avaliação depende da decisão dos grupos de trabalho.
Computador
O computador e suas possibilidades de uso podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Apesar desse recurso ainda não ser realidade na nossa escola, pois, ainda está sendo montado o laboratório de informática. O computador permite a proximidade do professor com o aluno e entre alunos de vários lugares, pelo uso de emails, chats, listas de discussão, fóruns e outras formas de comunicação, pelas quais podem partilhar informações, tornando o ensino/aprendizagem mais dinâmico, inovador e comunicativo.
São muitas as possibilidades de utilização do computador na escola, podendo constituir-se como excelente recurso didático, em nossa escola já é usado na mesa de alfabetização. Desta forma contribui como elemento essencial para uma nova maneira de pensar e aprender mais globalizada e integrada.
Com o laboratório de informática para os alunos, surge uma nova possibilidade de conhecimento, a pesquisa na internet torna-se um grande livro, ofertando ao aluno acesso ao conhecimento produzido e globalizado.
Uma das características mais interessantes da internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes.
O aluno aumenta as conexões lingüística, geográficas e interpessoais. As lingüísticas, porque interagem com inúmeros textos, imagens, narrativas, formas coloquiais e formas elaboradas, com textos sisudos e textos populares. As geográficas, porque se deslocam continuamente em diferentes espaços, culturas, tempos e adquiri visão mais ecológica sobre os problemas da cidade. As interpessoais, porque se comunica e conhecem pessoas próximas e distantes, da sua idade e de outras idades, on-line e off-line.
Televisão
Existe grande variedade de programas de vídeos que podem ser aproveitados na escola, e estão disponíveis na biblioteca da escola: desenhos animados, programas educativos, informativos e outros. Porém alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar o vídeo. A sua escolha deve começar no planejamento do professor.
A utilização do vídeo exige primeiramente a checagem dos aspectos técnicos (qualidades do material, quer seja VHS ou DVD, duração, cor, som, imagem) e pedagógicos (aspectos mais importantes, cenas, adequação à faixa etária, linguagem, conteúdo, outros).
Moran (1995) aponta algumas formas inadequadas de uso; vídeo - tapa buraco, vídeo-enrolação, vídeo – deslumbramento, vídeo – perfeição, só vídeo. Proposta correta de utilização: sensibilização, ilustração, simulação, conteúdo de ensino e dinâmicas de analise do vídeo em sala de aula __leitura em conjunto, leitura globalizante, leitura concentrada e leitura funcional.
Na televisão, há uma superposição de várias linguagens___ imagens, falas, músicas, escritas ___que facilitam a interação, uma vez que sua linguagem estimula a emoção, os desejos, as fantasias, a razão e a percepção. Com a televisão, viaja-se entre o real e o imaginário, transcede-se o tempo e o espaço, penetra-se em lugares onde a imaginação pode chegar. A contribuição que o vídeo e a televisão podem trazer à escola é imensa, basta planejar e pesquisar o vídeo adequado para a turma.
Aula Expositiva
A aula expositiva é uma forma de diálogo entre o professor e aluno, pois de um lado temos o professor que expões seus conhecimentos e do outro; o aluno, que questiona estes conhecimentos e interage com o professor, despertando assim o pensamento crítico do mesmo e gerando a produção de novos conhecimentos. 
A aula expositiva incentiva a curiosidade do aluno e desenvolve nos mesmos uma atitude crítica, além de proporcionar a aquisição dos conhecimentos necessários à sua idade.
       Na nossa escola, as aulas expositivas são realizadas simultaneamente com o uso de materiais escritos, visuais e lúdicos, para que o aluno possa realizar seus estudos de maneira prazerosa e eficaz. Assim, utilizamos materiais que chamam a atenção do aluno com atividades voltadas para o seu dia-a-dia.
Seminários:
       É uma exposição seguida de debates por um grupo de estudo com temas específicos. O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debates, é um processo metodológico que supõe o uso de técnicas de estudo de um assunto determinado, evitando que se torne uma exposição sem objetivos.
O seminário promove nos alunos as competências necessárias para desenvolver a capacidade de investigação, de síntese, análise e crítica e tem como objetivo fazer com que o aluno reflita sobre o tema proposto e interaja com discussões e debates, transmitindo informações, discutindo-as e chegando a uma conclusão sobre o assunto proposto.
       Na nossa escola, os seminários são realizados com a entrega prévia textos escritos, com ou sem estudos dirigidos; ou é pedido aos mesmos que pesquisem sobre determinado tema. Após a realização da pesquisa ou do roteiro dirigido é realizado em uma aula posterior o debate. Geralmente nos debates a estrutura física da sala é modificada para o formato de um círculo, possibilitando a todos os alunos que falem e sejam ouvidos com clareza em suas discussões.

10.1 – PROJETOS ESPECIAIS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA

PROJETO INTERVENÇÃO
O projeto de intervenção (português) atender os estudantes do 1° ciclo, principalmente do 3° ano, que ainda não alcançaram os objetivos propostos para a fase de desenvolvimento em que se encontram.
Também, foi uma das sugestões do núcleo regional “Vargem das Flores”para a proposta pedagógica 2011. Foi sugerida uma professora para trabalhar a intervenção em alfabetização e outro para matemática. Mas nem sempre é possível assegurar o projeto.
O projeto de intervenção atende estudantes do 1°ciclo com dificuldade e também aqueles que estão em distorção idade/ano/ciclo.
Os estudantes são divididos em pequenos grupos de acordo com o nível de leitura e escrita.
As atividades são diferenciadas e de acordo com a necessidade do estudante. Utilizam-se também jogos e mesa alfabeto.

10.2 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação na nossa escola é feita de forma continua e constante, possibilitando a verificação do alcance dos objetivos propostos, através de trabalhos, provas, seminários, portfólio, auto-avaliação, debates, produções individuais e grupais e mesmo durante aula expositiva.
A avaliação deve ser qualitativa e não quantitativa, ela inclui todas as etapas do trabalho docente e tem um perfil mais pedagógico. Serve para orientar e regular a prática pedagógica, colocando-se a serviço das aprendizagens dos alunos.
Avaliar é indefensável em toda vida humana e, portanto, em qualquer proposta de educação. A avaliação é inerente e imprescindível, durante todo processo educativo que se realiza em um constante trabalho de ação-reflexição-ação escola  não pode trabalhar com verdades absolutas, prontas e acabadas, inclusive no que diz respeito ao tema avaliação. Precisa investigar, indagar, avaliar a todo instante  ao seu labor, sua ação educativa e, nesse sentido, não podemos nos esquecer de avaliação é u processo.
A avaliação de aprendizagem, então seve ser processual, formativa, dialógica, continua. E ao consideramos a avaliação de maneira continuada é preciso pensa-nos várias ações que devem ser mobilizada para compor o resultado final desse processo, ou seja, nos múltiplas linguagens na diversidade de atividades organizados pelo professor e que constituem os conteúdos procedimentos de seu aula.
A avaliação com os aluno de nossa escola acontece com trabalhos em grupos ou individuais, seminários, pesquisas, trabalho de campo, atividades escolares realizadas em sala de aula e em casa, provas trimestrais, aulas experimentais e projetos que podem ser articulados de forma interdisciplinar.

XI – ORGANIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO DO PROFESSOR


Diário de Bordo
O Diário de Bordo é um caderno de registros de ocorrências indisciplinares, com espaço reservado para anotações de cada estudante. Caso não haja ocorrência indisciplinar de determinado estudante, seu espaço reservado permanece em branco. Cada turma possui o seu diário de bordo.
As anotações podem e devem ser feitas por todos os professores que trabalhem com as turmas.
Os registros servem para que, em momentos necessários, sejam apresentados aos responsáveis diretos (pais, tios, avós, etc), e indiretos ( Conselho tutelar, Seduc, Guarda Municipal) dos estudantes.
Pedimos para o aluno assinar abaixo de cada anotação a seu respeito. Acreditamos que ele teria um melhor funcionamento se os registros dos alunos realizados durante o ano permanecessem ao início do outro ano, para que possamos acompanhar a sua trajetória escolar.
Uma proposta para melhorar o uso do diário seria o registro também dos pontos positivos da turma.. No formato atual ele é visto pelos alunos apenas como punição.

Planejamento por etapa
O planejamento por etapa é definido a partir do currículo da escola , o qual tem
definido as expectativas e habilidades a serem trabalhadas em cada ano de cada ciclo.
Através do planejamento por etapa, é possível definir os conteúdos a serem trabalhados para que nosso trabalho fique mais organizado e objetivo.

Boletim escolar
Desde o ano de 2010, o boletim escolar da rede municipal de ensino de Contagem é digital. O acesso à área de avaliação se dá por meio do site da prefeitura pelo endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/nossaescola.
Através do boletim, temos acesso às expectativas a serem trabalhadas em cada ciclo de atuação e fazemos a avaliação do aluno em relação a cada expectativa. Contamos ainda com um espaço para observação sobre as necessidades de cada aluno. Teoricamente, o boletim funciona como informativo da vida escolar de cada estudante aos pais e responsáveis. A realidade é que tem sido inviável esta proposta, pois o acesso ao boletim é restrito (por questões materiais, computadores e rede) e mesmo porque os direcionamentos de uso aos próprios professores pelos responsáveis tem sido precário.
O boletim eletrônico visa proporcionar ao aluno e ao professor uma facilidade no acesso dos dados e a situação escolar em que o aluno se encontra. Na página do aluno é possível visualizar desde o desenvolvimento escolar do aluno em relação às expectativas até a frequência.
Apesar de ser um instrumento utilizado pela prefeitura, os professores, pais e alunos ainda apresentam muitas dificuldades na utilização e entendimento do boletim eletrônico.

Diário de classe
O Diário de classe faz parte da documentação da escola e é utilizado para registro de frequência e do desempenho do aluno ao final do ano letivo. O uso do diário de classe está restrito após a implantação do boletim eletrônico, já que os registros de desenvolvimento dos alunos estão sendo realizados no sistema on line e em seguida são impressos e registrados no diário de classe.
O Diário de classe contém informações importantes sobre os alunos, como filiação, endereço, telefone e data de nascimento. Além disso, a apuração da frequência é feita no diário e em seguida transferida ao boletim eletrônico pelo professor responsável pela turma. Na Educação Infantil o diário é diferenciado, sendo feito através de relatório.

Planejamento Semanal
O planejamento semanal é feito individualmente por cada professor em tem uma estrutura particular, ou seja, não é padronizado pela escola, porém deixa a desejar porque só podem ser utilizadas expectativas que são predeterminadas vindas do sistema Boletim.
Com o uso do planejamento semanal, o professor pode organizar suas aulas e o material a ser utilizado de acordo com o conteúdo trabalhado.

XII – CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

               
Com o objetivo de traçar um perfil socioeconômico dos profissionais da Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, foi elaborado um questionário com 22 questões fechadas e uma questão aberta direcionadas para este assunto. Foi entregue um questionário único para todos os profissionais efetivos e/ou contratados da escola.
            Há na escola 75 profissionais, entre eles, professores, funcionários da administração e funcionários terceirizados. No entanto, somente 52 funcionários responderam ao questionário, totalizando 69% dos questionários.
            De acordo com os questionários entregues, foi possível observar que 46 profissionais são do sexo feminino e 6 do sexo masculino. A idade varia de 21 anos a 54 anos. A grande maioria é casada e se declara heterossexual. No que diz respeito a cor ou raça, 24 profissionais se consideram pardos, 18 brancos, 9 pretos e 1 amarelo. Quanto a religião, a maioria se declara católica e em segundo lugar aparece a religião evangélica ou protestante.
            Sobre a trajetória acadêmica, pode-se constatar que, boa parte dos profissionais estudou o ensino fundamental e médio em escolas públicas estaduais. 37 profissionais concluíram o curso de graduação. Os cursos de graduação citados pelos profissionais foram: pedagogia, psicopedagogia, normal superior, matemática, letras, educação física, educação artística, geografia, história, ciências biológicas, tecnologia em recursos humanos e metodologia e didática do ensino. Quanto a pós graduação, 20 profissionais fizeram um cursos de especialização, um esta cursando a especialização e um já concluiu o curso de mestrado.
            Dos profissionais que responderam o questionário, 19 trabalham em duas escolas, a maioria na rede Municipal de Belo Horizonte. Uma pessoa declara trabalhar em três escolas e 32 declaram trabalhar de dois a cinco anos na E. M. Francisco Sales da Silva Diniz.
            A maior parte dos profissionais nora na cidade de Contagem ou BH, e declaram utilizar como transporte para seu trabalho ônibus, transporte Municipal, carro próprio. Uma pessoa declarou utilizar motocicleta própria e três pessoas declararam ir à pé para o trabalho.
            Quanto à participação política cultural, foi possível observar que há uma maior participação em grupos religiosos, grupos de pesquisa e clube ou associação esportiva, recreativa ou de lazer. Os profissionais declararam participar de grupos religiosos, ir a parques e praças e shoppings, utilizar a internet e ler livros frequentemente. Por outro lado, declararam raramente freqüentar centros culturais, museus, teatros e cinema.

XIII- ORGANIZAÇÃO DO TRABLHO COM AS FAMILIAS


Atividades que envolvem a família:
Escola Aberta (Todos os finais de semana)
Festa da família e festa junina
Escola acolhedora (uma vez por mês)
Feira Cultural
Projeto de mãos dadas com a escola ( Duas vezes por semana)
Reunião trimestral de pais
Atendimento pedagógico individualizado (Oficialmente nas terças e quintas e extraordinariamente sempre que necessário)
Colegiado (Bimestral)
Assembléia de pais e mestres ( 4 vezes ao ano)
Projeto Escola Integrada (Todos os dias úteis)
Obs: Oficineiros são familiares dos estudantes.

Participação da família:
A participação dos familiares no que se refere à reunião de pais varia de acordo com o ciclo dos estudantes sendo que no 1.º ciclo ela é mais efetiva, no 2.º ciclo há uma participação parcial e no 3.º ciclo a participação cai consideravelmente.
Quanto aos demais eventos, consideramos baixa a participação da família.

XIV – RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE

XV – ARTICULAÇÃO ENTRE OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA DO ENSINO FUNDAMENTAL

XVI – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

XVII – ANEXOS


Anexo 1 - Questionário socioeconômico:


QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

PROPÓSITO DA ESCOLA: Proporcionar aos estudantes uma educação de excelência através de um currículo articulado, planejamento coletivo, respeito à diversidade e avaliações contínuas.





Nome: ______________________________________Idade: _______anos. Turno: ___ Sala: ___
Endereço: _______________________________________Telefone de contato: _____________
Qual é a sua cor ou raça? (    ) branca  (    ) negra   (    ) indígena  (    ) parda   (    ) Outra ___________­­­­­­­­­­__



1 - Você mora com pessoas de sua família?


(    ) sim.                       
(    ) não. Com quem você mora?_______________



2 - Marque um X nas pessoas que moram na mesma casa que você. Coloque na frente de cada nome, a escolaridade do membro da família.


(    ) mãe __________________
(    ) pai ___________________
(    ) madrasta ______________
(    ) padrasto_______________
(    ) irmãos, quantos? _________
(    ) irmãs, quantas? _________
(    ) avó materna____________
(    ) avô materno ____________
(    ) avó paterna ____________
(    ) avô paterno ____________
(    ) tios __________________
(    ) tias __________________
(    ) primos ________________
(    ) primas ________________
(    ) outros ________________



3 – Se mora com a mâe, ela:   (  ) é dona de casa    (   )  trabalha meio período   (  ) trabalha fora em tempo integral.
4 - Quantos anos tem o seu (sua) irmão (ã) mais velho(a)? _______________
E o (a) mais novo (a)? ________________
5 - Seus irmãos estudam nessa escola? (   ) Não.
(   ) Sim. Em quais salas e em que turno? ________________________________________
6 - Você e sua família seguem alguma religião?


      (    ) sim. Qual?                                    (    ) não.


      (    ) candomblé                 (    ) católica
      (    ) espírita                       (    ) evangélica
(    ) umbandista
(    ) outra _____________________


7 - Você trabalha, ou já trabalhou, ou realizou algum tipo de atividade remunerada?


(    ) sim. O que você faz ou fazia?                             (    ) não _______________________________________   
8 - Das pessoas que moram na mesma casa que você, quais exercem trabalho remunerado?
Membro da família
Trabalho
Pai

Mãe
(    ) ninguém trabalha.













9 - Você mora em residência própria ou alugada? _______________________________
10 - O que você faz no seu tempo livre durante a semana? E nos finais de semana?
_______________________________________________________________
11 - Você ou alguém de sua família recebe estes benefícios?


(    ) Bolsa Escola
(     ) Bolsa Família                      
(    ) Bolsa Alimentação
(    ) Outro tipo de auxílio_________________
(    ) Ninguém recebe benefícios



12 - Marque um X nos cômodos existentes em sua casa.


(    ) sala
(    ) cozinha
(    ) quarto. Quantos? _____
(    ) banheiro. Quantos? ____
(    ) área de serviço
(    ) garagem
(    ) outros: _____________



13 - Marque um X nos eletrodomésticos existentes em sua casa.



(    ) televisão
(    ) som
(    ) telefone
(    ) vídeo-cassete
(    ) D.V. D
(    ) fogão
(    ) geladeira
(    ) lavadora de roupas
(    ) microondas
(    ) microcomputador
(    ) liquidificador
(    ) outros: ________


14 - Você participa de algum outro projeto ou atividade desenvolvidos em sua comunidade?
(    ) sim. Qual (is)? ____________________________________________________
( ) não. Por que? ______________________________________________
15 - Seus (suas) irmãos (ãs) participam, ou já participaram de alguma oficina, projeto ou atividade social existentes em sua comunidade?
(    ) sim. Qual(is)? ___________
 (    ) não.
16 - Enumere (dentro do respectivo quadrado) as atividades e espaços que para  você são interessantes, segundo a ordem de importância  (1a, 2a, 3a, etc.).  AS QUE NÃO TE INTERESSAR, FAVOR DEIXAR EM BRANCO.
ðgrupo de teatro                                                         ð aulas de música                             ð aula de dança            ð espetáculos de dança e teatro                       ð debates e palestras                       ð danceteria             
ð estúdios de gravação de som e vídeo  ð cursos de computação e mídia
ð exposição de vídeos em telão                               ðoficina de artes plásticas
ð curso e laboratório de fotografia       ð jornal de jovens para jovens                                                               ðpista e aula de patinação                         ð biblioteca-livraria (c/ banca de revistas)                                               ð trabalhos voltados para a comunidade          ð espaço de convivência (com bar e café)
ð intercâmbio cultural com jovens de outros países

17 – Agora pensando no futuro, você já escolheu a profissão que quer ser?  Se sim, qual?

1ª_________________________ 2ª_______________________ 3ª­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________
Muito obrigada por sua participação. A direção.